A PARÁBOLA DOS TALENTOS – Tema da Pregação dos CENTURIÕES DA FÉ

Sábado dia 14 tive o prazer e a honra de ser o pregador do culto dos Centuriões da Fé, no Ministério da Fé do Pr Fadi Faraj, preguei sobre a parábola dos talentos, e fiquei pensando, depois da pregação, na quantidade talentos que Deus me deu… tais como ….minha esposa meus filhos ministerios, discipulos, amigos, unção a pmdf vc e outras coisas tantas, que decide agradecer muito a Deus, por todos os taletos que me deu… comecei a orar pedindo para ele multiplicar 10, 20, 100, mil vez mais.

 Policial pense nos seus taletos e agradeça e multiplique o que Deus te deu… Deus te abenções… Segue o esboço da ministração.

Pastor Luciano Gonzaga

Mt. 25; 14-30

 A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Exórdio: Esta é uma das parábolas mais sérias que Jesus falou, pois fala do acerto de contas dos servos de Deus, com o seu Senhor, e muitos não estão levando à sério este assunto.

1º) CHAMOU SEUS SERVOS:

Deus não iria dar coisas de valor a qualquer um, mas aos seus servos.

2º) REPARTIU SEGUNDO A SUA CAPACIDADE:

Qual e o seu Talento? Qual e a sua capacidade?

3º) QUAL A NOSSA CAPACIDADE

A. A um deu 5 talentos: Obs.: Cada talento equivalia a 6 dracmas… (cada dracma um dia de serviço, 1 talento 12 anos de serviço) Deus viu que ele podia negociar…

B. A outro deu 2 talentos:

C. A outro 1 talento: Vamos seguir os passos deste homem.

1. O que receberá um foi: Não roubou, não gastou, não desperdiçou, não se aproveitou do dinheiro… Obs.: as vezes pensamos que Deus só cobra de quem desvia.

2. Cavou e enterrou na Terra: O que este homem pensou: eu não vou me incomodar com isto: estar atribulado, eu não faço mas também outro não vai fazer, ele enterrou. Ilust. A mulher que usou a prataria em seu enterro…

O ultimo homem tem Medo:

1. A Anti Fé e o medo: V. 25. Atemorizado escondi na Terra. Obs.: o medo é uma arma do diabo.

Temos que ter fé:

O firme fundamento das coisas que você não vê, mas a certeza absoluta que vai dar certo.

2. Procrastinação: Outro erro que cometemos com os nossos talentos e a procrastinação deixarmos as coisas para depois, falamos coisas tipo…. O Senhor não vai vir já, ainda tem tempo, quando eu me aposentar, Obs.: outro são mais desaforados, eu sei Deus tem cobrado de mim, alguns vão fazer a exposição de seus talentos no caixão…

 

4º) SENHOR DESTE HOMEM CONFIOU E DEU TEMPO:

A. E ausentou-se logo para longe: Há pessoas que só fazem se Deus usar alguém em profecia… as vezes Deus não vai dar outro sinal além de me usar na pregação…

B. E muito tempo depois veio o Senhor daqueles servos:

Obs.: Deus deu muito tempo para você e para mim: alguns desde infância: enterrou o talento não faz e não que ninguém faça… O Senhor seu está voltando… cuidado…

5º) E AJUSTOU CONTAS COM ELES:

Isto é muito sério… “O acerto de contas” ninguém vai escapar deste acerto…”

A. Então se aproximou-se do que recebera 5 talentos: Foi um negócio de 100% de lucro… Obs.: Deus não exige 100%, Deus quer que simplesmente faça… Mt. 13; 23. “E a que caiu em boa terra… e dá fruto: um produz cem, outro sessenta, e outro trinta… Obs.: o que alegra a Deus é que produzimos para o seu reino… o mesmo foi com o outro.

B. Para Deus o mais que eu tenha é pouco: “Foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei…”

C. Mas chegando o que recebera um talento:

1. Senhor eu conhecia-te: a um perigo grande de conhecer Deus de forma errada.

2. Como ele conhecia a Deus:

2.1. Sabia que és um homem mal. Sal. 34; 8. “Provai e vede que o Senhor é bom…” Obs.: Deus aborrece ao negligente…

2.2. Ceifas onde não semeaste e ajunta onde não espalhaste. Obs.: Vocês acham que Deus vai cobrar de quem não deu? Obs.: O que Deus estava cobrando dele? Deus deu…

6º) COMO DEUS IRÁ TRATAR

A. Trata com ironia: V. 26 “Sabias que ceifo onde não semeei”

B. Você não quer dê para outro: V. 27. “Devias ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e receberia com juros…”

C. Tirai-lhe o talento: Há muitos perdendo o talento já, porque Deus está dando há outro…

D. Dai ao que tem dez: Deus sempre está querendo usar quem tem mais e Deus da cada vez mais…

E. Lançai para fora o servo inútil: Lc. 13; 6-9. A Figueira ocupava, inutilmente a Terra…

Conclusão: Desenterre hoje o seu talento e comece a trabalhar para Deus…

5 Comentários

  1. [...] A PARÁBOLA DOS TALENTOS – Tema da Pregação dos CENTURIÕES DA FÉ agosto, 2009 3 [...]

  2. muito bom este esboço

  3. Deus o abençoe.
    Use os seus talentos para a Obra de Deus.

  4. Gostei muito fica com Deus.

  5. quer Deus te use cada dia mais eu tambem quero ser usada na mão do meu Senhor


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 261 outros seguidores